Dedetização sem cheiro de moscas
As moscas são insetos pertencentes à Ordem Diptera e possuem apenas um par de asas membranosas correspondente às asas anteriores, daí o nome da ordem (di = duas, ptera = asas). O par posterior transformou-se em duas estruturas de tamanho reduzido, que dão equilíbrio ao inseto durante o vôo. Existe uma grande diversidade de espécies de moscas, sendo a mais presente em áreas urbanas a mosca doméstica (Musca domestica). Em geral, é ativa durante o dia e repousa à noite, são encontradas repousando sobre as paredes, forros e fios das residências. Os locais por elas visitados apresentam manchas, produzidas pelo depósito de suas fezes e pelo lançamento de saliva sobre o alimento.
Alimentação. Alimentam-se de fezes, secreções, produtos animais e vegetais em decomposição e açúcar, entre outros.
Reprodução. A mosca passa por quatro estágios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição e cerca de 24 horas depois surgem as larvas vermiformes e esbranquiçadas. Estas geralmente ficam agrupadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas, transformando-se em pupa e permanecendo nesta fase de 4 a 5 dias.
O tempo de vida das moscas varia de espécie para espécie, sendo, em geral, de 25 a 30 dias. Quanto maior a temperatura e a umidade, mais rápido é o ciclo de vida.
Importância médica. Algumas moscas são hematófagas, isto é, alimentam-se de sangue, como por exemplo as mutucas. Entretanto, mesmo as que não são hematófagas são muito importantes na saúde pública, como a mosca doméstica e a mosca varejeira pois atuam como transportadores de agentes patogênicos como vírus, protozoários, bactérias, e ovos de vermes além de causar problemas como berne.