Loading Content...

Baratas

  • 20 de novembro de 2019

Dedetização de pragas urbanas

As baratas são insetos de ampla distribuição no planeta: no Brasil, são conhecidas cerca de 1.000 espécies. As espécies chamadas cosmopolitas convivem com o ser humano e são de interesse médico-sanitário. Muitas doenças são provocadas ou transmitidas por essas espécies cosmopolitas: asma, rinite, infecções, desinteria, gastroenterite, tifo, tuberculose, conjuntivite, pneumonia, lepra e intoxicação alimentar. A simples presença destes animais no ambiente também pode causar nas pessoas distúrbios emocionais e alterações comportamentais significativas.
Alimentação. Possuem o aparelho bucal do tipo mastigador e podem ser carnívoras, onívoras e herbívoras.
Reprodução. São ovíparas e possuem ciclo reprodutivo hemimetábolo (metamorfose incompleta).
Importância médica. As espécies que mais ocorrem nas áreas urbanas são a barata de esgoto e a barata germânica. Outras espécies cosmopolitas encontradas frequentemente: a barata cascuda, a barata australiana, a barata parda, a barata do Suriname e a barata listrada.
Abaixo segue uma breve descrição destas espécies:
  • Barata de esgoto (Periplaneta americana)
É a barata mais conhecida, com cerca de 4 cm de comprimento, quando adulta. Seu ciclo de vida (ovo-jovem-adulto) é de até 3 anos. Uma fêmea pode produzir cerca de 200 filhotes. O casulo de ovos, conhecido como ooteca, é facilmente reconhecível, com cerca de 1 cm de comprimento. As baratas de esgoto habitam locais úmidos e escuros, se alimentando de vários materiais como papel, papelão, roupas, além do lixo orgânico.
  • Barata germânica (Blatella germânica)
Conhecida também como francesinha, esta é uma espécie pequena, com cerca de 1,5 cm de comprimento. Seu ciclo de vida se completa em até 100 dias, e uma única fêmea pode produzir uma média de 150 ovos durante sua existência. Uma característica dessa espécie é que a fêmea carrega a ooteca até o nascimento dos filhotes, aumentando sua chance de sobrevivência. Esta espécie é encontrada principalmente nas cozinhas residenciais, industriais e de restaurantes. Devido ao seu tamanho, ela pode se abrigar em frestas e atrás de móveis. Normalmente, aparecem durante a noite. Quando surgem à luz do dia, é um indicador de alta infestação, sendo necessária uma ação imediata.
  • Barata australiana (Periplaneta maderae)
Semelhante à barata de esgoto, esta espécie ocorre mais ao redor das residências, em estufas de plantas e depósitos de alimentos.
  • Barata cascuda (Leucophaea maderae)
Comumente encontrada em habitações próximas às matas e parques. É maior que a barata de esgoto, com cerca de 4,5 cm de comprimento. Sua ocorrência vem aumentando, o que a torna uma potencial praga urbana.
  • Barata do suriname (Pycnoscelus surinamensis)
Costuma habitar vasos de plantas, e pode ser introduzida na residência escondida entre as folhagens.
Inspeção e plano de ação. A inspeção local é uma etapa fundamental para verificação de elementos facilitadores da infestação de baratas (acesso, abrigo, água e alimento) e deve ser realizada por nossos profissionais capacitados, antes de qualquer diagnóstico final. A partir da identificação das espécies e documentação de sinais de presença ou condições favoráveis para sua instalação, é elaborado um plano de ação para o controle da infestação, com medidas preventivas e corretivas. Os locais e estratégias para o tratamento químico são levantados nessa etapa.
CONTROLE DE PRAGAS, ORÇAMENTO?:
× Solicitar Orçamento!