O controle de aves e pombos e infestação é um processo bastante variado, dependente do local e o grau da infestação.
Inspeção e plano de ação: Assim, a inspeção do local afetado precisa ser criteriosa, para a elaboração de um plano de ação adequado.
Elementos facilitadores: Para o manejo e controle eficientes, se faz necessária uma intervenção no ambiente para diminuição ou eliminação dos elementos facilitadores, assim chamados por criarem condições de infestação e reprodução dos animais. Alguns exemplos:
Acesso: frestas e fendas na alvenaria, passagens nos vãos das telhas, etc.
Abrigo: forros, casas de máquinas, galpões abandonados, árvores, etc.
Alimento: migalhas de alimentos, etc
Água: lagos, bebedouros de animais domésticos, caixas d’água sem tampa, etc.
Controle: O controle de pombos em áreas urbanas e peri-urbanas pode assumir várias estratégias, sempre respeitando a legislação já mencionada.
Descreveremos abaixo algumas destas ações:
Monitoramento: Após a intervenção no local e controle da infestação, segue-se um monitoramento periódico para a verificação do sucesso das medidas realizadas.
CONTROLE DE POMBOS QUÍMICO E FÍSICO
Este método baseia-se na utilização de telas, fechamento das aberturas por onde as aves adentram, com alvenaria ou outro material resistente; colocação de fios de nylon (de pesca) a aproximadamente 10 cm da base e presos nas extremidades por um prego; uso de pontas de arame em locais altos onde não haja acesso de pessoas; mudança do ângulo de inclinação da superfície de apoio das aves para 60 graus.
Repelentes: Existem no comércio vários produtos, que são aplicados sobre telhados, beirais, etc. com o objetivo de afastar as aves do local. Sua ação se baseia no desconforto provocado pelo contato das aves com a substância, o que as faz se afastarem do local.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS APÓS O CONTROLE DE AVES
Não alimentar os pombos para que eles tenham sua função na natureza que e de controle de insetos, replantar sementes que comem. Ao receber alimento as aves deixam de buscar na natureza o alimento adequado e assim sua população permaneça controlada;
Recolher sobras de alimentos de animais domésticos, aves de gaiola, cães, etc…, para não atrair pombos, ratos e baratas;
Orientar os funcionários para que não alimente as aves.
PRODUTO A SER EM UTILIZADOS NO CONTROLE DE POMBOS
Identificação Do Produto E Da Empresa
Nome Do Produto: REPELENTE PARA AVES E MORCEGOS
Nome Da Empresa: ROGAMA INDUSTRIA E COMERCIOP LTDA ME
Produtos: Todos os produtos utilizados pela Heloin do Brasil são registrados no Ministério da Saúde (veja a lista completa anexa). Nosso princípio fundamental para a resolução dos problemas com pragas é a utilização de produtos em quantidades suficientes – evitando excessos desnecessários – que garantam o controle de pragas com o menor risco toxicológico e ambiental.
Produtos: Todos os produtos saneantes desinfestantes utilizados pela Heloin do Brasil são registrados no Ministério da Saúde (veja a lista completa anexa). O armazenamento, a manipulação e o transporte de produtos, bem como o descarte de embalagens, seguem as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, através da Resolução RDC nº 52/2009.
Atendimento
A Heloin executa serviços de controle de aves em residências, condomínios, hospitais, clínicas, chácaras, sítios, fábricas, restaurantes, mercados, lojas, escritórios, solicite agora mesmo um orçamento!